Jalapão Tocantins

Ocupando uma área de 34 mil quilômetros quadrados, o território do Jalapão está localizado no extremo Leste do estado do Tocantins e faz divisa com os estados do Maranhão, Piauí e Bahia (MATOPIBA). A região abrange os municípios de Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins, os quais possuem uma das menores densidades demográficas do País e, por consequência do isolamento, estão concentradas com sua maioria da população no meio rural, vivendo através do extrativismo, cultivo do milho, arroz, a criação de gado e a confecção de artesanato como o capim-dourado e buriti.
A região do Jalapão está protegido por três grandes Unidades de Conservação da natureza: A Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT) na porção sul, o Parque Estadual da Nascente do Rio Parnaíba (PNNRP) ao nordeste, representando a maior unidade de proteção integral do bioma cerrado e o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) na porção central criado em janeiro de 2001 com a missão de proteger e conservar esse bioma, através da educação ambiental, do ecoturismo e pesquisa científica, contribuindo juntamente com as comunidades e o desenvolvimento sustentável da região. Há também a Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA), mais duas reservas particulares de patrimônio natural a Catedral do Jalapão e a Mina d’Água, e criado por último o Monumento Natural Cânions e as Corredeiras do Rio Sono.
Possuindo o título da savana mais rica em biodiversidade do planeta, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e também a vegetação predominante no estado do Tocantins, se fazendo presente em onze estados brasileiros mais o Distrito Federal, concentrando um elevado número de espécies endêmicas com importantes áreas de nascentes de afluentes das principais bacias hidrográficas do nosso país. A representatividade ecológica e a preservação desta região é conservada também pela dificuldade de acesso onde usar veículo com tração 4X4 é recomendável. É evidente as belezas naturais proporcionada por tamanha diversidade da fauna e flora, apontando uns dos cenários mais belos do País, onde a natureza se encarrega de transmitir tranquilidade para os visitantes. Podendo ser observado de perto com vivência nas comunidades remanescentes de quilombos, como povoado Mumbuca, Prata, Carrapato e Rio Novo, que também oferecem comida caseira e vendas de artesanatos. Por esses e outros aspectos, o Jalapão é conhecido como o Deserto das Águas Brasileiro, é um dos destinos turísticos em evidência dos últimos anos, com diferentes paisagens e nascentes com águas cristalinas que podem ser apreciado ao longo de toda estrada do jalapão.
Para conhecer melhor os encantos da região que guarda uma infinidade de surpresas, como fervedouros, cachoeiras de águas verde esmeralda, grutas, cânions, serras de arenito e chapadões a perder de vistas é preciso fazer algumas caminhadas leves. Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Felix do Tocantins se destacam como principais cidades sedes para desvendar esses atrativos do Parque. O período que a região é mais visitada é no período de estiagem, que vai de meados de maio a outubro, porém pode ser desfrutado garantindo diversão o ano todo, sendo ideal para prática de atividades como rafting e treking.
Com o Ecoturismo, o Jalapão e as comunidades com ela relacionadas experimenta diversas transformações sociais e econômicas, através da produção de artesanato de capim dourado e da seda do buriti, que se tornou principal fonte de renda sustentável para as comunidades locais.




Cadastre-se e receba novidades e promoções da Canindé Ecotour

Contato

Tocantins - Brasil

(63) 99104-8133

(63) 99229-3960

caninde.ecotour@gmail.com