Serra Gerais

Localizada na região sudeste do estado do Tocantins, a Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil, passando por cidades históricas e remanescentes de quilombo, muitas delas foram colonizadas por aventureiros, bandeirantes e missionários religiosos que passaram por essas redondezas no século XVlll, hoje a região possui um patrimônio histórico, cultural e natural com riquezas inigualáveis, se destacando como um grande polo turístico com atrativos naturais.
Natividade criada em 1734 considerada o município mãe do Tocantins, com casarões, conjunto arquitetônico colonial e igrejas construídas por escravos e índios, uma delas é a igreja de Nossa Senhora do Rosário erguida em pedra canga pelos escravos, hoje é um dos cartões postais do estado. A cidade teve sua história marcada pela mineração do ouro e foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional.
Almas distante a 276 km de Palmas, fundada pela exploração do ouro e mão escrava em 1734 na era colonial, é uma das mais antigas cidade do estado.
Dianópolis criada em 1750 também faz parte do berço histórico e cultural do Estado, nesta época já existia lavradores, pecuaristas e mineradores vivendo nas redondezas. Neste período houve muitos conflitos sangrentos entre as frentes mineradoras e os índios que não aceitavam as imposições dos colonizadores, padres e jesuítas surgiram com objetivo de catequisar os nativos, já que na região existia cinco tribos indígenas. Uns dos movimentos mais marcantes aconteceu em 1919, com o massacre de 9 cidadãos que estavam presos ao tronco e foram enterrados em praça pública, hoje em dia é chamada Praça da Capelinha.
Rio da Conceição fica situado a 25 km de Dianópolis, o município foi criado em 1991. Antigamente era habitada pelos índios da tribo Xerente, a partir de 1889 com a chegada de vários migrantes os índios acabaram fugindo e formando um povoado chamado Rio das Éguas. Atualmente a cidade recebe muitos visitantes, pelo acervo de cachoeiras e belíssimas paisagens.
Aurora do Tocantins, circundada por serras e cavernas, o sol da manhã aparece mais tarde na cidade. O povoado que se chamava Saco do Nosso Senhor do Bomfim foi elevado à categoria de município somente em 1963. Estudiosos das cavernas através de sinais sólidos em algumas grutas afirmam que a milhares de anos essa região era tomada pelo mar.
Taguatinga conhecida como a terra das palmeiras teve sua origem na Fazenda Brejo ainda no século XVlll, neste período diversas pessoas a procura de trabalho no meio rural chegaram no povoado seduzidos pelas terras férteis e aguas limpas. Emancipada em 1872 fica a 460 km de Palmas, a cidade se destaca por possuir mais de 500 grutas catalogadas.
Todas apresentam características únicas de grande relevância, onde suas tradições, culinárias típicas, festas folclóricas e religiosas criadas pelos seus ancestrais ainda hoje são reproduzidas de forma singular pelos moradores, manifestando uma identidade cultural bem preservada. Em seus arredores possui uma diversidade de paisagens e atrativos encantadores que podem ser disfrutados pelos visitantes com passeios diversos.

Cadastre-se e receba novidades e promoções da Canindé Ecotour

Contato

Tocantins - Brasil

(63) 99104-8133

(63) 99229-3960

caninde.ecotour@gmail.com