PALMAS - TOCANTINS
Inaugurada em 20 de maio de 1989 e instalada em 1º de janeiro de 1990, a cidade está cravada na exuberante paisagem do cerrado, no coração do Brasil. É conhecida como a Capital das Oportunidades. Esta máxima se ancora em um projeto de desenvolvimento sustentável onde o meio ambiente e homem estão no centro de estudo. A cidade é dotada de um ecossistema de grande beleza cênica com parques urbanos, jardins e áreas verdes estrategicamente projetadas.
Além de sua arquitetura arrojada, Palmas conta com um lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, onde podem ser praticados diversos esportes náuticos.
Aqui, com a participação de cidadãos de todos os Estados brasileiros, criamos uma cidade de braços abertos para todos que chegam para trabalhar e viver. Essa gente é a força que alavanca a cidade, dona de uma rica diversidade cultural, que a cada dia recebe mais infraestrutura e diversidade seus serviços.
A cidade é propicia ao desenvolvimento do turismo de negócios e eventos e ao ecoturismo. Localizada a 805 km de Brasília-DF é servida pelas principais companhias áreas.
A Capital do Tocantins, Palmas, é a última cidade brasileira planejada do século 20. Possui uma arquitetura arrojada, com avenidas largas, dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais.
Sua beleza, aliada ao caráter progressista, ajudou a atrair para a mais nova capital brasileiros de todos os estados. O baixo índice de violência (Palmas é a segunda capital mais segura do País em proporção de homicídios, segundo o Ipea) e a qualidade de vida também apontou positivamente neste sentido.
- Localização: Região Central do Brasil
- Área: 2.219 Km²
- População: 257.904 (Estimativa IBGE para 2013)
- Fundação: 20 de maio de 1989
Palmas está localizada no coração do Brasil e é via obrigatória de acesso entre as regiões Norte e Sul do País. Pela Capital e entorno passam os grandes projetos estruturantes como a Ferrovia Norte Sul, hidrovia Araguaia-Tocantins e a BR-153, que será duplicada.
FONTE: http://www.palmas.to.gov.br/conheca_palmas/a-cidade/
Serra da Catedral
Simetria peculiar localizado entre São Felix e Novo Acordo e próximo ao Morro do Macaco, a Serra da Catedral com sua imponência possui uma formação rochosa que no alto do morro um impressionante paredão lembra uma igreja, sua exuberância no meio do Cerrado é parada garantida para fotos.
Cachoeira da Arara
Fica a 100 metros da estrada principal que liga são Felix a Mateiros. A cachoeira que possui aproximadamente 20 metros de altura, forma um poço com bastante pedras nas suas extremidades, um local adequado para banho, a água costuma ser bem gelada. A cachoeira que é cercada por areão e vegetação rasteira nativa transmite aos visitantes tranquilidade. Bem próximo o dono da propriedade recepciona os visitantes de forma acolhedora com um almoço fantástico que pode ser reservado antecipadamente.
Cânion da Sussuapara
Esculpido em meio ao Cerrado do Jalapão, o Cânion é formado por uma vegetação exuberante, com paredões que chegam a atingir aproximadamente 12 metros de altura. Para apreciar a bela paisagem, os visitantes caminharão alguns metros até a entrada do cânion, a descida é um pouco íngreme e em alguns trechos a água poderá chegar abaixo dos joelhos, quando o percurso chegar ao fim apreciarão uma fenda onde brota água formando uma pequena cachoeira.
Morro da Pedra Furada
Um dos lugares mais exóticos da região, localizado no meio de um areão pode ser vista ainda de longe, o mais impressionante são os três grandes furos formados em meio a serra que encantam quem por ali passa. O Morro da Pedra Furada, que é constituída por arenito serve de morada para algumas aves nativas da região, neste habitat natural são encontrados maritacas, periquitos, papagaios, araras, entre outras.
Mine catarata localizada no Rio Novo no coração do Jalapão, fica entre Ponte alta e Mateiros. Uma das mais belas cachoeiras da região que se divide em duas grandes quedas d’aguas em formato de ferradura de aproximadamente 07 metros de altura e um volume impressionante de água. A contemplação é garantida, já que o banho não é permitido neste local.
Povoado Mumbuca
Cachoeira da Formiga
Fervedouros
Pode se dizer que é uma experiência única e incrível dotadas de peculiaridades, os visitantes ao entrarem nos fervedouros arregalam os olhos sentindo uma sensação inexplicável. Existem vários fervedouros na região que ficam em propriedades particulares aberto para visitação são os fervedouros do Buriti, Buritizinho, Olaides, Rio Sono, do Ceiça, Encontro das aguas e Savana, o que difere uns dos outros são os níveis de força e a coloração, sendo tons que varia de rosa ao azul. Os fervedouros brotam águas formando nascentes cristalinas. A experiência vale até pra quem não sabe nadar, pois não afunda e a sensação é como se estivesse flutuando.
Localizada na região leste do Estado do Tocantins, a cidade de Mateiros, a 310 km da capital, Palmas, é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural do município que está localizado o Povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo onde se originou a produção das peças com esta matéria-prima. A cidade recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região. Visitar Mateiros é uma oportunidade de se deparar com cenários cinematográficos, passeando por lugares como as trilhas e mirantes da Serra do Espírito Santo; vislumbrar as inigualáveis Dunas em tons dourados e alaranjados; tentar afundar, sem sucesso, em vários fervedouros; além de renovar as energias com um banho nas águas cristalinas, verde-esmeralda, da Cachoeira do Formiga. Ainda em Mateiros, não deixe de visitar a bela e majestosa Cachoeira da Velha, assim como a Prainha do Rio Novo.
FONTE: Turismo Tocantins
Fervedouros
Pode se dizer que é uma experiência única e incrível dotadas de peculiaridades, os visitantes ao entrarem nos fervedouros arregalam os olhos sentindo uma sensação inexplicável. Existem vários fervedouros na região que ficam em propriedades particulares aberto para visitação são os fervedouros do Buriti, Buritizinho, Olaides, Rio Sono, do Ceiça, Encontro das aguas e Savana, o que difere uns dos outros são os níveis de força e a coloração, sendo tons que varia de rosa ao azul. Os fervedouros brotam águas formando nascentes cristalinas. A experiência vale até pra quem não sabe nadar, pois não afunda e a sensação é como se estivesse flutuando.
Dunas
As formações únicas das Dunas ocorre a partir da erosão natural dos blocos de arenito da Serra do Espirito Santo que chegam a 40m de altura, um local ideal para apreciar o pôr do sol e visualizar uma paisagem maravilhosa da serra e da vegetação rasteira típica do cerrado. Para chegar nas Dunas, os visitantes vão fazer uma caminhada de aproximadamente 500m, passando por um pequeno córrego que o cerca. A paisagem é impressionante e a beleza das Dunas se diferencia pela cor da areia e pela sua formação que parece estar no meio de um deserto.